TIGER 1200 RALLY PRO VENCE A PROVA DE 24 HORAS

Tiger 1200 Epic Adventures

A novíssima Tiger 1200 Rally Pro da Triumph foi a primeira motocicleta adventure de alta capacidade do mundo a ingressar – e vencer – a prova de 24 horas no Sul da Austrália, que testa a resistência do piloto e da máquina até seu limite absoluto.

#Tiger1200EpicAdventures 

“MUITOS NOS CHAMARAM DE LOUCOS, E NÃO ESPERAVAM QUE CHEGARÍAMOS AO FIM DA PRIMEIRA VOLTA, MUITO MENOS QUE TERMINARÍAMOS AS QUATRO VOLTAS DA CORRIDA.”

Pilotada por ninguém menos do que Cameron Donald, bi-campeão do Tourist Trophy da Ilha de Man e ávido piloto e corredor off-road, a Tiger 1200 Rally Pro se destacou dentre um mar de motocicletas de enduro leves no final de semana dos dias 9 e 10 de julho.

“Fisicamente é uma das coisas mais difíceis que já fiz com uma motocicleta,” relata Donald. “Pilotar naquele terreno, com essas motocicletas, ao longo de voltas de seis horas, por 24 horas seguidas, foi uma batalha. Foi brutal.”

“Muitos nos chamaram de loucos, e não esperavam que chegaríamos ao fim da primeira volta, muito menos que terminaríamos as quatro voltas da corrida. O pior é que um concorrente experiente, que já terminou a prova 24 vezes, afirmou que a edição deste ano foi, de longe, a tecnicamente mais difícil.”

“Fiquei cada vez mais impressionado como a nova Tiger 1200 encarava o terreno. Não havia nada que ela não desse conta.”

“Havia armadilhas por todos os lados, incluindo barrancos de um metro e espessas camadas de poeira escondendo pedras e raízes, mas o dinamismo da Tiger 1200 e as rodas de 21 polegadas preparadas para o off-road me permitiam apontar para atirar.

“É preciso ter muito cuidado em terreno técnico, mas depois de desvendá-lo, a Tiger 1200 tornou-se imbatível. Os trajetos no trânsito eram cálidos e confortáveis, graças às manoplas aquecidas, ao piloto automático e à suspensão semi-ativa.

“Em uma corrida extenuante como a prova de 24 horas, brutalizamos as Tigers, mas elas foram magníficas, funcionais, e brilharam. Eu ria quando via outros pilotos lubrificando e ajustando suas correntes de transmissão, lembrando do eixo de transmissão da Tiger, que dispensa manutenção.”

“Mas fico chateado que não foram ambas as motocicletas que chegaram até o fim. Isso apenas prova o quão difícil é a prova,” afirmou Donald.

 

A HISTÓRIA

A prova de 24 horas, historicamente chamada, em inglês, de 24-Hour Reliability Trial, é realizada desde 1924 e é a corrida de motocicletas mais antiga da Austrália. Ela é composta por voltas de seis horas, e cada uma das voltas se divide em 12 etapas de competição cronometradas (vence o piloto com o menor tempo acumulado) e 13 trajetos no trânsito. Três paradas de 15 minutos para abastecimento distribuídas de modo uniforme ao longo do dia permitem a manutenção básica da motocicleta e o atendimento às necessidades básicas do piloto. Não é permitida nenhuma assistência externa.

Dos 138 concorrentes deste ano, 91 chegaram ao final e 40 não terminaram a prova (DNF).

 

O parceiro de equipe de Cam Donald na prova, também pilotando uma Tiger 1200 Rally Pro, foi seu “irmão de alma”, Donald Owen – piloto especialista de enduros, experiente em motocross e corridas de pista, e mecânico de motocicletas profissional.

Depois de pilotar por 16 horas épicas em sua primeira participação na prova de 24 horas, Owen pegou em cheio a quina de um buraco. Impedido de continuar, o barbudo imediatamente passou a apoiar Cam rumo à linha de chegada.

“‘DNF’ são as letras que ninguém quer ouvir em uma corrida, e eu já estava com o coração partido. Mas o apoio que recebi dos outros pilotos, que param todos para ajudar, e dos voluntários nos pontos de controle, foi realmente incrível,” relatou Owen. “Quando fiquei preso, à noite, um rapaz caminhou por quase três quilômetros pelo mato, no escuro, com uma lanterna na cabeça, para vir me ajudar. Nunca vou esquecer disso.

“Nosso objetivo, então, passou a ser o apoio ao Cam. Sua capacidade de pilotar no nível ideal – nem arrojado demais, nem cauteloso demais – e de manter o estado mental certo para encarar todas as dificuldades foi inacreditável.”

Cam Donald descreveu sua técnica em pilotar uma motocicleta adventure grande em um enduro como dinamismo. “Contanto que esteja avançando, você está bem.

“Pilotar no modo Off-Road Pro assegurou a boa entrega de potência da Tiger 1200 Rally Pro, de modo linear e fácil de usar. É disso que você precisa quando está em um terreno superdifícil, técnico, que desafiaria até uma 250!

“Estabeleci uma relação especial com a motocicleta. Lutamos, brigamos, rimos, choramos, mas eu a trouxe para casa em segurança, e ela a mim. Juntos passamos pela linha de chegada. Não consigo acreditar que conseguimos! Me sinto como se tivéssemos vencido uma corrida!”

O preparo da motocicleta para a prova foi mínimo. Ambas as Tiger 1200 Rally Pro foram equipadas com barras de proteção superior acessórias da Triumph; pneus rugosos de máxima tração agressivos permitidos para pistas e uma barra luminosa de LED de 8.0 polegadas para aumentar a visibilidade noturna (conforme o regulamento da prova). O suporte central e a garupa foram removidos para aumentar a desobstrução.

Significativamente mais leve e muito mais potente, com a melhor manobrabilidade e especificação da categoria, além do vantajoso desempenho Triumph do novo motor tricilíndrico com plano em T, a novíssima Tiger 1200 foi projetada para ser a motocicleta adventure de alta capacidade mais funcional, ágil e manobrável do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Whatsapp!
Olá
Podemos ajudá-lo?