Wade Eastwood: Diretor de Segunda Unidade e Coordenador de Dublês
27th ago 2024
A paixão de Wade Eastwood sempre foi por carros e motocicletas, desde que era criança. Ele começou a correr na casa dos 40 anos, apesar de já ter vontade na infância, mas, crescendo na África do Sul, ele não teve os recursos nem o incentivo da família. Então, aos 40 anos, ele começou a correr na Fórmula 3 na Inglaterra, acumulando vitórias consecutivas em Silverstone e outras pistas pelo país em corridas de Fórmula 3 e GT.
Quando Eastwood fez uma viagem de moto pela América, descendo até o México, Guatemala e Belize, foi aconselhado a ter cuidado em certas áreas.
“Eu cresci na África do Sul, então estou bastante acostumado a ter cautela sobre onde vou e onde posso ou não posso ir. Então, eu não estava com medo. E acho que, quando você está pilotando uma motocicleta, você é tratado de forma completamente diferente na estrada em comparação com quando está dirigindo um carro. Os locais te tratam de forma diferente em cada país que já estive. Percorrendo as Américas, eu nunca senti nada além de apoio. Eles realmente acolhem pessoas em duas rodas. Tive uma aventura incrível percorrendo 35.000 milhas até a Guatemala e voltando para Los Angeles com minha esposa, o que foi ótimo.”
“… você abre a porta da frente e, não importa como está o clima, você não está sentado no seu carro quentinho com sua xícara de café ou chá. Você está exposto aos elementos e sente cada rajada de vento e turbulência dos caminhões, e precisa ter uma certa mentalidade para fazer isso dia após dia. No carro, é um pouco como assistir a um filme, enquanto pilotar uma motocicleta é como estar em um filme.”
Wade Eastwood sobre o uso de motocicletas e carros no cinema: Eastwood sempre amou a mecânica e a fisicalidade de pilotar motocicletas e trabalhar com motocicletas Triumph.
“A Triumph é uma marca super voltada para a família. Mesmo sendo uma marca comercial gigantesca hoje em dia, ainda tem aquele verdadeiro sentimento de família. Eles sempre me apoiaram através do meu amigo de longa data, Kieran Clarke, que me apresentou à marca. É uma marca que eu sempre usarei e uma marca que piloto todos os dias na minha vida fora do trabalho e com a qual adoro pilotar.”
“Com as motocicletas, a Triumph sempre foi muito agressiva com suas Speed Triples e suas motocicletas naked. Não importa de onde você filme, parece que você está em uma sequência de ação; mesmo com a motocicleta parada…
Fotografia por RedEye
“Tento incorporar minhas paixões na minha vida cinematográfica. Obviamente, as franquias de Missão Impossível são bem conhecidas por suas perseguições de carros e motocicletas, assim como em Bond e outros filmes nos quais participei. Procuramos garantir marcas bonitas, veículos bonitos, motocicletas bonitas, mas, mais importante, motocicletas que possam realizar acrobacias sem quebrar. Também precisamos de motocicletas e carros que realmente possam ajudar o piloto ou o motorista a se sair bem. Queremos facilitar para o ator. Nem sempre temos anos e anos para ensiná-los. Temos semanas ou meses.”
Em Missão: Impossível 5 – Nação Secreta, houve uma grande sequência de motocicleta, perseguindo Tom Cruise.
“Conheci Kieran Clarke e usei uma série de outros dublês e lendas que conheço na indústria. Jimmy Roberts, Jenny Tinmouth, Rick English, etc., e fizemos essa incrível sequência no Marrocos. Acho que realmente superamos as expectativas, fizemos tudo de verdade, tudo foi capturado pela câmera. Rick English fez uma grande derrapagem para mim em uma estrada de montanha, que está no pôster. Kieran Clarke fez o grande acidente na via expressa, com a jaqueta vermelha e preta. Tivemos David Knight e Freddie Sheene lá. Foi uma sequência incrível e ótimo fazer parte disso.”